"Eu sou responsável....
Quando qualquer um, seja onde for, estender a mão pedindo ajuda, quero que a mão de A.A. esteja sempre ali. E por isto: eu sou responsável."

Sobre AA - Aos Jovens

Sobre AA - Aos Jovens


Os Jovens e A.A.

Você tem um problema com a bebida?

Alcoolismo é uma palavra que realmente machuca. Mas ninguém é jovem demais (ou velho) para ter problema com a bebida. Você não está sozinho.

O alcoolismo é uma doença que afeta todos os tipos de pessoas: ricos e pobres, homens e mulheres. Não importa quanto tempo ou que quantidade você bebe. Quando sua vida parece não estar andando, ou parece estar fora de controle, e você pensa que a bebida tem algo a ver com isso, normalmente tem mesmo.

Para ajudá-lo a decidir se gostaria de nos conhecer, preparamos algumas perguntas a serem respondidas por você, mitos sobre o alcoolismo e informações sobre o A.A.

 

Verifique sua forma de beber

Pense sobre isso. As respostas não interessam a ninguém, somente a você. Não há respostas certas ou erradas.

1. Você bebe para relaxar quando tem problemas?

2. Você bebe quando fica irritado, frustrado, triste ou com raiva?

3. Você prefere beber sozinho?

4. Suas notas estão piorando na escola? Você está tendo problemas no trabalho?

5. Você já tentou parar de beber ou beber menos, e não teve sucesso?

6. Você bebe pela manhã?

7. Você engole rapidamente suas bebidas?

8. Você já se esqueceu do que aconteceu quando estava bêbado?

9. Você já mentiu sobre sua maneira de beber?

10. Você já se meteu em confusões quando estava bêbado?

11. Você fica bêbado quando bebe, embora nõ queira isso?

12. Você acha legal ser resistente ao álcool? 

 

Mitos e verdades

Posso beber e nada acontece. Todos nós podemos, algumas vezes, tomar um aperitivo apenas. Porém, mais cedo ou mais tarde, vamos beber outra vez em excesso. Só o esforço que precisamos fazers para controlar a maneira de beber já é sinal de que alguma coisa está errada.

Sei que tenho um problema, mas posso resolvê-lo. Se você for como nós, a maior probabilidade é que você não consiga resolver isso sozinho. O alcoolismo é uma doença progressiva.

Não posso ser alcoólico porque não consigo beber demais. Eu passo mal. Alguns membros de A.A. contam que continuaram a beber, mesmo sob protesto de seus estômagos.

Não posso ser alcoólico porque consigo beber bastante e nunca passo mal. Alguns membros de A.A. contam que  tinham capacidade de consumir grandes quantidades de bebida alcoólica.

A festa foi um sucesso, é natural que as pessoas tenham "brancos" de memória. Esses "brancos", que ocorrem quando andamos, falamos e agimos normalmente, sem nos lembramos direito do que fizemos, são chamados de "apagamentos". Ficar bêbado a este ponto não é normal, e apagamentos são um sintoma de alcoolismo.

Eu sou um fraco, não tenho força de vontade, por isso eu bebo deste jeito. O alcoolismo é uma doença, não fraqueza moral. Não pode ser curada, mas pode ser detida.

A.A. ensina que você deve abandonar a bebida para o resto de sua vida. Em A.A. não prometemos deixar de beber por tempo algum. Apenas ficamos longe do primeiro gole um dia de cada vez. Só por hoje não vamos beber.

A.A. tem regulamentos e regras, pessoas me dizendo o que fazer. Para fazer parte de A.A. tudo o que precisamos fazer é tomar a decisão de sermos membros. Sem preenchimento de fichas, sem pagamento de taxas: "O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de abandonar a bebida". Em A.A. você não é obrigado a nada. As pessoas apenas relatam suas próprias experiências.

 

Veja os fatos

O A.A. é feito de pessoas de todas as raças, credos e classes sociais, e é mundial.

Seus membros incluem doutores, vendedores, atores, operários, atletas, artistas e estudantes – todo tipo de pessoas.

Cerca de um terço de nossos membros são mulheres.

Embora todas as reuniões de A.A. sejam abertas a qualquer um que precise delas, em vários locais há reuniões direcionadas para jovens.

Milhares de membros jovens gozam de uma sobriedade feliz com a ajuda de A.A.

 

Quer conversar?

Se precisar de ajuda ou se simplesmente quiser falar a respeito da sua maneira de beber, venha participar das nossas reuniões (https://69544529.myownmeeting.net/login?lang=BR); ou envie uma mensagem através de nosso canal Fale Conosco e exponha as suas dúvidas (https://aaonline.com.br/fale-conosco). 

 

Trechos extraídos dos livretos Os Jovens e A.A. (1989), Too Young? (2005), Uma Mensagem para Adolescentes (2009), A Message for Teenagers (2017) e Young People in A.A. (2023), direitos autorais de Alcoholics Anonymous World Services, Inc.; e A Message for Young People (1980), direitos autorais de The AA Grapevine, Inc.; publicado com permissão.

 


Navegação Rápida